quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ponte Sobre Águas Turbulentas




As vezes preciso ouvir isso pra entender que tem alguém, algo, alguma força, que TEM que me impulsionar e fazer as coisas terem sentido...

Quando você tiver cansada
Se sentindo pequena
Quando houver lágrimas nos teus olhos
Eu irei exugar todas elas

Eu estou do teu lado
Quando os tempos ficarem difíceis
E os amigos não puderem ser encontrados
Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu irei me colocar
Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu irei me colocar

Quando você estiver pra baixo
Quando você estiver na rua
Quando o anoitecer vier tão forte
Eu irei confortar você

Eu ficarei ao teu lado
Quando a escuridão chegar
E o sofrimento estiver ao redor
Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu irei me colocar
Como uma ponte sobre águas turbulentas
Eu irei me colocar

Navegue, Garota prateada
Navegue
Sua vez chegou, para brilhar
Todos teus sonhos estão a caminho

Veja como eles brilham
Se você precisar de um amigo
Eu estarei navegando ao teu lado...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Teorias derivam de práticas e práticas conduzem a teorias?



Há tempos tento compreender a Educação como uma ciência aplicada que busca configurar as práticas postas e manifestas na sociedade e no ambiente escolar para a construção de determinados conhecimentos. Pois bem, vivemos em um mundo globalizado, a chamada sociedade da informação e do conhecimento. Em pleno século XXI presenciamos demandas de Educação Escolar Básica relacionadas à inclusão das minorias (ou maiorias, dependendo do ponto de vista) e ao acesso e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Não obstante, a Educação Superior tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação torna-se parte contínua na chamada "democratização da educação". Os cursos de Licenciatura recebem o estudante da Educação Básica que, na maioria das vezes, tem uma experiência com a leitura e a escrita extremamente refletores do cenário de "acesso" ao sistema. Fenômenos como incapacidade de pensar ou agir sobre algo, dificuldade em compreender o que se lê, bem como de associar o mundo vivido com o mundo pensado ficam mais aparentes à medida que os impasses sobre o sentido da Educação, sobre as condições de trabalho dos profissionais de Educação e sobre a estrutura dinâmica e formativa da escola são problematizados e problematizadores daquilo que compreendemos como Educação hoje. Se considerarmos os dados de 2010 de que 58% dos estudantes de Ensino Superior foram formados em licenciatura e em Pedagogia em EaD, sendo desses 78% pelas IES privadas, começamos a compreender os parâmetros e paradoxos pelos quais esses profissionais de educação são formados. Precariedade de materiais e corpo docente desqualificado, carga horária e atividades "fantasmas", sistemas de avaliação imprecisos e desconexos da realidade são alguns dos muitos motivos pelos quais devemos ficar preocupados com a situação. Se a prática pedagógica deve ser concebida como um ato de reflexão, uma vez que a teoria deriva da ação e para a ação ela deve voltar, como diria Henry Wallon, que tipo de reflexão, ou melhor, que tipo de prática esses cursos de licenciatura tem promovido à esses estudantes? Que preceitos de justiça social tem sido debatidos nesses espaços de formação, onde a escola pública deve passar a assumir a oferta de uma educação que leve, ainda que minimamente, o sujeito em formação a se apropriar de determinados conhecimentos científicos?

Diante dessas dúvidas, há que se pensar sobre o papel dos estudiosos das universidades públicas (que são "financiados" com os recursos públicos e comuns a TODOS os cidadão brasileiros), sobre a sua inserção e mergulho nos processos de formação de professores, e na praxiologia que DEVE comprazer aos interesses de qualidade da Educação no Brasil. Ainda que momentos de reflexão sobre aspectos mais elevados do intelecto como o humor, o riso, a tristeza e o "diabo a quatro" também sejam importantes, a universidade pública tem que mobilizar uma plateia de mais de 1000 estudantes e pesquisadores para pensar e AGIR sobre coisas mais importantes.
Em algum tempo, em algum momento, tanta teoria vai ter que servir para a prática...
Do contrário, fica o incômodo e a pergunta? Pra que estudar tanto???

terça-feira, 10 de abril de 2012

O PICURUTA: Falta Meritocracia

O PICURUTA: Falta Meritocracia: Segundo a mitologia grega, Sísifo era um rei justo e astuto que se envolveu em uma confusão com os Deuses e acabou levando a pior.  De todos...

terça-feira, 3 de abril de 2012

Oração

Perdoa Senhor, essa minha condição humana. Do querer não querendo, da vontade que esmorece com o tempo e com as injustiças, da ferida que não cicatriza, da dor que nunca cessa. Permita que eu perceba no outro aquilo que me falta e mais do que isso, aquilo que de mim, pode fazê-lo feliz.
Perdoa a minha falta de fé e todas as lágrimas derramadas em vão... E sim, o Senhor sabe que o que eu mais quero nesse mundo é saber que as pessoas que eu amo estão felizes. É essa a essência da felicidade.
Quando eu sentir dor, permita que eu olhe ao meu redor e sinta alívio em ver que tantos tem dores que não passam. Quando eu sentir tristeza, permita que eu veja que tudo o que tenho é suficiente para me fazer feliz. Quando eu sentir fome, permita que eu compartilhe o meu alimento com quem tem mais fome ainda. E quando eu me sentir sozinha, permita que eu sinta a sua presença ao meu lado. Dai-me humildade, pés no chão, generosidade e confiança de que vale a pena passar por essa vida.
E abençoa a gente, abençoa aqueles que te amam tanto quanto aqueles que não te conhecem. AMÉM!